Assinar | | | English Version

Colocar um website de fotografia no ar remete a algumas questões que vez por outra se repetem. As perguntas vão desde ao clássico “posso pegar uma foto de graça?” a questionamentos sobre comentários que ainda não foram publicados. Segue abaixo algumas dessas perguntas e suas respectivas respostas. No caso de dúvidas entre em contato.

>>> Termos de Uso
>>> Política de Privacidade

Posso pegar uma foto e usar de graça?

Não! Todas as fotos publicadas no Frido Claudino / Fotografia estão protegidas por leis internacionais de copyright e pela lei brasileira de direitos autorais. Dessa forma, o autor se reserva a definir os limites de uso de sua obra. No caso, a circulação das fotos requer autorização prévia do fotógrafo e pagamento da licença de uso. Aqueles que desejam utilizar suas fotos estão convidados a entrar no banco de imagens e licenciar as mesmas. Remunerar o trabalho do fotógrafo é a forma mais justa de prestigiar suas fotos e reconhecer o profissionalismo do seu trabalho.

Existe alguma forma de utilizar uma foto sem licenciar?

No caso de uso para fins de estudo ou de divulgação a legislação permite o recurso ao “uso justo” ou a “citação” dentre outros. Desse modo, é possível a reprodução parcial da fotografia para fins que não tenham como objetivo o lucro. Para tanto, entre em contato e tenha em mente que deve-se obedecer ao bom senso e impor algumas restrições a reprodução, como diminuir drasticamente o tamanho da imagem, citar crédito com o símbolo de copyright e criar um hiperlink para a página do fotógrafo.

Os comentários do blog passam por moderação?

Os comentários passam por dois processos de moderação. O primeiro é eletrônico visando filtrar mensagens que sejam spam. Já o segundo é feito de forma manual em busca daqueles comentários que não foram filtrados devidamente. Em alguns casos excepcionais o primeiro processo de moderação pode gerar falsos positivos, no qual mensagens legais são confundidas com spam. Nesses casos, até que o problema seja identificado, as mensagens confundidas podem demorar um pouquinho mais para aparecer.

Os comentários do blog podem ser apagados?

Como todo o site é um espaço de opinião ele está sujeito as mesmas leis que regem crimes ou abusos que possam vir a ser cometidos pelo uso da palavra. Dessa forma o autor (responsável pelo site) é obrigado a apagar os comentários que ultrapassam os limites previstos em leis. No demais, a sessão de comentários no blog é um espaço democrático no qual os debates são sempre incentivados e respeitados, jamais um comentário será apagado ou editado por apenas divergir da opinião do autor.

Posso pedir a remoção de comentário ou conteúdo do site?

De acordo com a resposta anterior, caso algum comentário ou qualquer outro conteúdo do site esteja em desacordo com a lei vigente, basta entrar em contato e pedir sua retirada. O autor reserva-se ao direito de avaliar o pedido de acordo com seu entendimento.

É seguro adquirir algum produto ou serviço anunciado no site?

A exceção das fotos comercializadas pelo banco de imagens e dos produtos da loja, todos os demais produtos e serviços anunciados são de responsabilidade dos seus respectivos anunciantes. No momento de adquirir qualquer um deles os leitores devem observar a idoneidade da marca ou da empresa que faz sua comercialização.